Fórum Mar 2013 – AEP e Oceano XXI.

FÓRUM DO MAR | 29 a 31 de maio de 2013

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e a Associação Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar organizam entre 29 e 31 de maio de 2013 o 3.º Fórum do Mar, um evento aberto à participação dos profissionais dos diferentes sectores que integram a economia do mar, à comunidade científica e à sociedade em geral, de forma, a contribuir para odesenvolvimento da economia do mar e para a sensibilização do público quanto aos benefícios que podem ser obtidos a partir da exploração sustentável do recurso Mar.

Este ano, a organização escolheu como tema para o certame os desafios de 2020. Desta forma o Fórum do Mar será dividido em três grandes áreas:

• Exposição/mostra de produtos, serviços e de tecnologias com aplicação ao mar

A exposição/mostra abrangerá as diferentes atividades da economia do mar e apoiará a realização dos encontros de negócio com convidados internacionais e nacionais. Estará organizada por setores, de forma a agrupar as empresas e organizações pertencentes a uma mesma fileira. Ao longo dos três dias serão organizados alguns momentos de show cooking – gastronomia do mar e outros momentos de animação e de comunicação sobre a temática do mar.
• Encontros de negócio com convidados internacionais

Os encontros de negócio com convidados estrangeiros desenvolvem-se de acordo com  um programa de contactos entre as empresas e centros de I&D participantes no Fórum do Mar e um grupo de convidados definido como estratégico para os diferentes setores da economia do Mar, previamente selecionado em estreita articulação com as empresas e associações empresariais. O programa integra um momento de visita guiada à exposição, um conjunto de reuniões pré-agendadas, visitas a empresas/instituições de I&D e reuniões livres ao longo dos três dias do Fórum. O objetivo é proporcionar momentos estruturados de contacto de forma a favorecer o desenvolvimento de negócios e de relações de cooperação entre as partes, em favor do reforço da internacionalização e do desenvolvimento da economia do mar;
• Conferências e workshops sobre economia do Mar

O programa de conferências, a decorrer durante os três dias do evento, permitirá debater temáticas relevantes e de grande atualidade para o desenvolvimento da economia do mar como sejam o enquadramento do mar no futuro período de programação dos fundos comunitários, os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da economia do mar, os novos usos e aplicações para os recursos marinhos. O programa de conferências contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais e com a participação institucional da Comissão Europeia e das diferentes instituições nacionais vocacionadas para os assuntos do mar. Constituirá um momento privilegiado para apresentação e debate de ideias e de boas práticas em favor do desenvolvimento e da internacionalização da economia do mar. O Fórum constituirá ainda uma oportunidade para apresentar, em workshops a organizar para o efeito, os resultados de projetos inovadores na área do mar.

Porquê participar?

As edições anteriores do Fórum do Mar demonstraram que o planeamento atempado da sua participação na exposição e nos encontros de negócio resultam num enorme retorno, traduzido quer na concretização de negócios quer no desenvolvimento de parcerias para novos projetos (83% das empresas).

O programa de conferências e workshops foi avaliado como «Bom/Muito Bom» por 95% das empresas. Para 94% das empresas participantes, o Fórum do Mar é umevento de participação obrigatória para todos os profissionais dos diferentes setores que integram a economia do mar. 

Sectores envolvidos

  • Aquicultura
  • Conservas
  • Construção e reparação naval
  • Energias marítimas
  • I&D em produtos, tecnologia e biotecnologia
  • Pesca, conservação e distribuição de pescado
  • Portos e transportes marítimos
  • Salicultura
  • Serviços marítimos
  • Sustentabilidade
  • Turismo náutico  
  • I Mostra de Sabores de Olhão

    Maio de 2013
    O Município de Olhão promove, entre os dias 20 e 26 de maio, nos restaurantes do concelho, a I Mostra de Sabores de Olhão. A I Mostra de Sabores de Olhão destaca a cavala como iguaria nos restaurantes do concelho. 

    Programa – Mostra Sabores Olhão 2013
    Será uma semana dedicada à gastronomia, onde cada restaurante participante deverá apresentar na sua ementa um prato de cavala (fresca ou em conserva), seja numa entrada ou prato principal.
    Esta iniciativa do Município conta com a parceria da Docapesca, restaurantes do concelho e Real Marina Hotel & Spa.
    A Docapesca vai participar na Mostra de Sabores de Olhão através da realização de um conjunto de actividades complementares ao evento, que evidenciam as qualidades do pescado português como o Melhor Peixe do Mundo.
    Esta participação enquadra-se na Campanha da Cavala, promovida pela Docapesca que visa a promoção do consumo de uma das espécies mais abundantes na costa portuguesa e ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3. Ao valor nutricional desta espécie está também associado um valor comercial bastante acessível, permitindo a elaboração de refeições ricas nutricionalmente e económicas.
    Na Mostra de Sabores de Olhão, cada restaurante participante vai apresentar na sua ementa um prato de cavala (fresca e/ou em conserva), seja numa entrada ou prato principal.
    Em paralelo, a Docapesca e o Município de Olhão desenvolvem um programa de actividades:
    • Aulas de Culinária gratuitas no Mercado Municipal de Olhão, com Chefes da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (23 e 24 de Maio, 10h00 – 12h00 – inscrições no mercado municipal);
    • Encontro dedicado ao tema “Benefícios do Peixe para a Saúde”, na Biblioteca Municipal de Olhão (23 de Maio, 18h00);
    • Workshops de confecção de cavala em escolas locais e visitas de estudo à lota de Olhão e às fábricas de conservas “Conserveira do Sul” e “Freitasmar” (21 a 24 de Maio);
    • “Experimentar o Mar” – Actividades sobre o mar, dirigidas a crianças e jovens, com a EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Centro Ciência Viva de Faro e Universidade do Algarve, na Sociedade Recreativa Olhanense (25 de Maio, 9h00 – 13h00 e 14h00 – 18h00).
    A Campanha da Cavala é desenvolvida no âmbito do projecto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cofinanciado pelo programa PROMAR. O CCL tem como objectivo contribuir para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado e, consequentemente, para a sustentabilidade dos recursos, para o aumento da rentabilidade do sector das Pescas em Portugal e da retribuição justa do pescador. 

    Fonte: Docapesca.

    Dia Europeu do Mar dedicado ao turismo marítimo sustentável

    O Dia Europeu do Mar, que se assinala a 20 de maio, tem este ano por temas centrais o desenvolvimento das zonas costeiras e o turismo marítimo sustentável.
    Durante dois dias em La Valeta (Malta), peritos de todos os sectores marítimos vindos de toda a Europa discutirão o modo de desenvolver o sector do turismo e manter a sua importância, não só enquanto sector de crescimento sustentável, mas também enquanto motor da economia em geral e elemento fundamental da agenda do «crescimento azul» da UE.
    A União Europeia celebra todos os anos, a 20 de maio, a «Europa marítima», a fim de dar a conhecer a importância dos mares e oceanos na nossa vida quotidiana.
    A conferência do Dia Europeu do Mar é agora o ponto de encontro das partes interessadas de todos os sectores marítimos onde se debatem as oportunidades e desafios com que se deparam as regiões e sectores marítimos em toda a Europa. A conferência deste ano é dedicada ao «Desenvolvimento das zonas costeiras e turismo marítimo sustentável: um investimento a favor do crescimento azul».
    O turismo é o maior sector da indústria marítima, representando 2,35 milhões de postos de trabalho e mais de 100 mil milhões de euros de valor acrescentado por ano para a economia da UE.
    É notória a forma como este sector resistiu nos últimos anos, particularmente difíceis, continuando a oferecer possibilidades de emprego nas regiões costeiras, que frequentemente se encontram isoladas e que podem não dispor de actividades económicas importantes noutros domínios.
    Contudo, a sazonalidade e a falta de conceitos novos e inovadores impedem este setor de explorar todo o seu potencial em termos de crescimento e de emprego.
    Na sexta edição do Dia Europeu do Mar analisar-se-á o caminho a seguir para encontrar formas inovadoras e sustentáveis de turismo. Os debates serão integrados numa comunicação da Comissão Europeia sobre o turismo costeiro e marítimo, prevista para o final deste ano.
    A conferência examinará igualmente questões específicas das regiões insulares, como a conectividade e a mobilidade, enquanto grupos de trabalho específicos analisarão o futuro do setor dos navios de cruzeiro, a gestão marítima e costeira e o desenvolvimento económico da bacia do Mediterrâneo.
    Edward Zammit-Lewis, secretário parlamentar maltês responsável pela competitividade e pelo crescimento económico, lançará as comemorações no domingo, 19 de maio, estando previstos diversos eventos públicos em La Valeta e na proximidade destinados a ilustrar a diversidade do mar, que cobre domínios como a investigação marítima, as ameaças para o meio marinho, as pescas, o transporte marítimo, os portos, os parques nacionais marinhos, a energia, etc. A maioria dos eventos previstos nos dias 19 e 20 de maio serão gratuitos.
    No dia 21 de maio, a conferência será aberta com intervenções de oradores de alto nível, nomeadamente Maria Damanaki, Comissária Europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, Karmenu Vella, ministro maltês do turismo, Chris Cardona, ministro maltês da economia, investimento e pequenas empresas, e Catharina Elmsäter–Svärd, ministra sueca das infraestruturas.
    As restantes sessões plenárias serão presididas por políticos, peritos e directores gerais e abordarão os desafios e oportunidades actuais para a economia marítima e o «crescimento azul». O dia terminará com um concerto do tenor de renome internacional, Joseph Calleja.
    22 de maio será o dia das partes interessadas, com 19 diferentes seminários sobre outros tantos temas, à escolha dos participantes na conferência. Debater-se-á um vasto leque de iniciativas políticas relacionadas com os mares e oceanos.
    Serão igualmente instalados no local expositores que permitirão pôr em destaque os mares e os oceanos e as possibilidades que oferecem. Outras manifestações serão organizadas em toda a Europa.
    O Dia Europeu do Mar é uma oportunidade única para reunir toda a comunidade marítima num mesmo local, fazer o balanço dos progressos realizados e concentrar a atenção em ideias e prioridades para o futuro.
    A sexta edição da conferência do Dia Europeu do Mar será realizada em La Valeta (Malta) em 21 e 22 de maio de 2013. Esta conferência é organizada pela Comissão Europeia (Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas) em parceria com o ministério da economia, investimento e pequenas empresas e o ministério do turismo de Malta.
    Maria Damanaki, Comissária Europeia responsável pelas Pescas e Assuntos Marítimos, Karmenu Vella, ministro maltês do turismo, e Chris Cardona, ministro maltês da economia, investimento e pequenas empresas, juntar-se-ão a outros ministros e personalidades europeus na conferência.
    O Dia Europeu do Mar foi criado em 20 de maio de 2008 por uma declaração tripartida dos Presidentes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da UE. É celebrado todos os anos por volta do dia 20 de maio e visa dar visibilidade à Europa marítima.
    As edições anteriores do Dia Marítimo Europeu realizaram-se em Bruxelas (2008), Roma (2009), Gijón (2010), Gdansk (2011) e Gotemburgo (2012).

    Fonte: SulInformação.

    Cascais tem menos uma tonelada de lixo no fundo do mar



    Cerca de uma tonelada de lixo foi recolhido este sábado ( 18 Maio ), do fundo do mar, em Cascais, numa acção de limpeza subaquática que decorreu na Praia dos Pescadores e na Parede. Na sexta edição do “Clean up the Atlantic”, a quantidade de lixo recolhido voltou a ser idêntica à dos anos anteriores. “É muito triste ver o fundo do mar ainda com tanto lixo”, lamentou o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, no final da iniciativa. O autarca prometeu continuar a desenvolver o programa e alargar a aposta a outras áreas do concelho. Na acção participaram 90 voluntários, que recolheram, pesaram e separavam o lixo extraído do fundo do mar. Um colchão, sacos de plástico, pneus e carrinhos de supermercado foram alguns dos objectos recolhidos. Ao fundo do mar iam 40 mergulhadores, que, através da recolha do lixo, permitiram a libertação de cerca de 60 animais que estavam presos nos resíduos. Muitos foram os turistas curiosos que paravam na Baía de Cascais para ver a que se devia tanta azáfama. No final, os resíduos foram pesados e ficaram expostos durante algumas horas na Baía de Cascais, de modo a chamar a atenção para o tipo de lixo depositado no mar. O “Clean Up the Atlantic” visa sensibilizar a opinião pública para os efeitos negativos da poluição marítima e, ao mesmo tempo, incentivar a prática de mergulho no concelho.

    Sharing Service

    Campanha 'Açores Entre Mares 2013' começa 20 de Maio.

    A campanha ‘Açores Entre Mares’, dinamizada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, vai realizar-se em todo o arquipélago entre 20 de maio, Dia Europeu do Mar, e 8 de Junho, data que assinala o Dia Mundial dos Oceanos. O programa integra actividades promovidas por organizações da sociedade civil, autarquias, organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas, entre outras. A Marinha Portuguesa é a principal parceira desta iniciativa, integrando a campanha ‘Açores Entre Mares’ o programa das comemorações do Dia da Marinha, que está a decorrer até 26 de maio.
    Este ano, a campanha tem como tema central ‘Como Usar o Mar’, assumindo como objectivo principal dar a conhecer as possíveis formas da utilização económica do mar dos Açores numa perspectiva sustentável, estando já agendadas 86 actividades que irão decorrer em todas as ilhas do arquipélago.
    Passeios de barco, exposições, passeios pedestres, concursos de pesca recreativa e regatas de vela ligeira são algumas das iniciativas previstas no âmbito desta campanha. O início oficial da campanha ‘Açores Entre Mares 2013’ terá lugar segunda-feira, às 09h30, com um passeio de barco em volta da ilha do Corvo, numa iniciativa realizada em parceria com a Câmara Municipal do Corvo e a delegação local da Polícia Marítima. A Secretaria Regional dos Recursos Naturais apela à adesão de toda a comunidade para organização de acções e para a participação nas  actividades que já constam do programa, devendo, para isso, contactar o Parque Natural da ilha. O programa encontra-se  em permanente actualização e pode ser consultado no Portal do Governo. Esta campanha está inserida no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).
    Fonte: Açoriano Oriental.
              

    Campanha ‘Açores Entre Mares 2013’ começa 20 de Maio.

    A campanha ‘Açores Entre Mares’, dinamizada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, vai realizar-se em todo o arquipélago entre 20 de maio, Dia Europeu do Mar, e 8 de Junho, data que assinala o Dia Mundial dos Oceanos. O programa integra actividades promovidas por organizações da sociedade civil, autarquias, organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas, entre outras. A Marinha Portuguesa é a principal parceira desta iniciativa, integrando a campanha ‘Açores Entre Mares’ o programa das comemorações do Dia da Marinha, que está a decorrer até 26 de maio.
    Este ano, a campanha tem como tema central ‘Como Usar o Mar’, assumindo como objectivo principal dar a conhecer as possíveis formas da utilização económica do mar dos Açores numa perspectiva sustentável, estando já agendadas 86 actividades que irão decorrer em todas as ilhas do arquipélago.
    Passeios de barco, exposições, passeios pedestres, concursos de pesca recreativa e regatas de vela ligeira são algumas das iniciativas previstas no âmbito desta campanha. O início oficial da campanha ‘Açores Entre Mares 2013’ terá lugar segunda-feira, às 09h30, com um passeio de barco em volta da ilha do Corvo, numa iniciativa realizada em parceria com a Câmara Municipal do Corvo e a delegação local da Polícia Marítima. A Secretaria Regional dos Recursos Naturais apela à adesão de toda a comunidade para organização de acções e para a participação nas  actividades que já constam do programa, devendo, para isso, contactar o Parque Natural da ilha. O programa encontra-se  em permanente actualização e pode ser consultado no Portal do Governo. Esta campanha está inserida no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).
    Fonte: Açoriano Oriental.
              

    Namíbia e Portugal juntos na conservação de destroços de navio do século XVI.

    Os governos de Portugal e da Namíbia assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento para a conservação e gestão do património cultural do navio português do século XVI naufragado ao largo de Oranjemund.

    O protocolo foi assinado pelo secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier, e a ministra da Juventude da Namíbia, Juliet Kavetuna, e estabelece a relevância do sítio arqueológico, os objetos materiais e o «conhecimento local».

    O documento prevê, assim, a «investigação, documentação e publicação de informação, [a] partilha de informação, formação e educação, bem como a organização de exposições e de outras formas de promoção e valorização».

    O memorando estabelece, ainda, a possibilidade de «acordos adequados com potenciais doadores» para a conservação do navio naufragado, bem como a «formação de três namibianos em Portugal, em áreas acordadas» pelas partes e a «criação e gestão de um museu para o navio naufragado».

    O navio português foi descoberto em abril de 2008, ao largo da Namíbia, por geólogos que procuravam diamantes, e ter-se-á afundado quando regressava a Portugal.

    As investigações permitiram encontrar moedas de ouro e prata, colocadas à guarda do Banco da Namíbia, peças de canhão, presas de marfim, ouro, prata, cobre e estanho, bolas de chumbo da marca da Coroa Portuguesa fugger e um terço.

    A embarcação tinha 300 toneladas e, segundo o arqueólogo Bruno Werz, teria três mastros e cerca de 30 metros de comprimento. O naufrágio terá ocorrido após a colisão com uma rocha.

    Segundo o relatório de duas missões arqueológicas portuguesas, assinado por Francisco Alves, do então Instituto de Gestão do Património Arqueológico e Arquitectónico (IGESPAR), entre os achados estaria uma moeda de dez cruzados, «de ouro, de inexcedível pureza, prestígio e raridade».


    Fonte: bola

    MSC Cruzeiros lidera no Mediterrâneo




    A MSC Cruzeiros mantém-se em 2013 como a companhia de cruzeiros líder no Mediterrâneo, que perdeu 2% da capacidade total de cruzeiros este ano, com um aumento da quota de mercado de 0,4 pontos percentuais, para 19,4%, seguida da Costa Cruzeiros que aumentou a sua quota em 1,8 pontos percentuais para 19% e da Royal Caribbean cuja quota caiu em 3,9 pontos percentuais, para 9%, indicam os dados publicados no relatório anual do sector da “Cruise Industry News”.

    Em 2013 a MSC Cruzeiros opera com 12 navios, já com o recém-inaugurado MSC Preziosa, e oferece uma capacidade total de 777.820 passageiros, cerca de 1.100 passageiros a mais do que em 2012 quando tinha também 12 navios mas integrava o MSC Melody que entretanto saiu da frota este ano.
    A Costa Cruzeiros no ano em que perdeu o Costa Concórdia e em que entrou o Costa Fascinosa tinha 13 navios a operar no Mediterrâneo oferecia uma capacidade de 700.956 passageiros. Em 2013 reduziu o número de navios no Mediterrâneo, 12, mas com maior capacidade, 763.146 passageiros.
    A Royal Caribbean International é a terceira maior companhia no Mediterrâneo apesar de ter reduzido de 11 para 7 navios a sua presença na região, e consequentemente a sua capacidade passou de 526.200 passageiros para 362.800.
    A Celebrity Cruises, que em 2012 fazia parte do top 5 das maiores companhias de cruzeiros no Mediterrâneo com seis navios, caiu em 2013 para o nono lugar embora tenha apenas reduzido em um navio a sua presença e a sua quota de mercado caído em 0,1 ponto percentual para 4,2%. A questão está na subida de operadores como a Pullmantur, Thomson, AIDAe Louis Cruises, que aumentaram a sua capacidade na região.
    Tal como a Celebrity e a Royal Caribbean, outras companhias optaram por diminuir a sua capacidade no Mediterrâneo, casos da Princess Cruises, P&O, Holland América, TUI, Cunard, Oceania entre outros, indica ainda a tabela publicada no relatório anual da “Cruise Industry News”.
    A Carnival Cruises em 2013 aumentou a sua capacidade no Mediterrâneo passando a ter dois navios, mas já anunciou que iria retirar-se em 2014 (clique para ler: Carnival Cruise Lines sai da Europa em 2014 devido ao encarecimento dos voos transatlânticos).
    No total o número de navios presentes no Mediterrâneo, tradicionalmente uma das zonas mais procuradas pelos passageiros de cruzeiros, caiu em -7%, para 146, tendo a capacidade diminuído em -2%, para 4,010.945 passageiros. Um cenário que contrasta com 2012, quando o número de navios tinha aumentado em 1% para 158 e a capacidade crescido em 5%, para 4,08.090 passageiros, de acordo com os dados da “Cruise Industry News”.
    Fonte: Presstur