Frota Atlantis Cup “desafia” mar açoriano

Já está no mar a 25ª Atlantis Cup. Este ano, data em que celebra um quarto de século, a Regata da Autonomia conta com quarenta (40) barcos inscritos, o maior número de sempre, e 175 tripulantes.
Dispostos a vencer, velejadores de diferentes partes do mundo, iniciaram este Domingo, dia 28 de Julho, a primeira perna da competição, que liga Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, a Ponta Delgada, capital de São Miguel.
À hora da largada, 13 horas, o vento rondava os 7 nós. O primeiro veleiro a rondar a baliza de desmarque foi o Açor de João Leal, seguido do XCape de Luís Quintino. O terceiro a largar foi o Matrix II, de António Duarte.
Esta primeira etapa, das três que compõem a prova, tem um total de 57 milhas náuticas. Com previsão de subida de vento para as próximas horas, as primeiras embarcações deverão cortar a linha de chegada hoje ao pôr-do-sol.
Nesta edição de 2013, a maior parte das tripulações vem de diversas ilhas açorianas e do Continente, mas há também barcos provenientes de distintas partes da Europa, dos Estados Unidos da América e do arquipélago da Madeira. Para Jorge Macedo, vice-presidente da direcção do Clube Naval da Horta, organizador do evento, “está assim confirmada a tão almejada internacionalização da Atlantis Cup”.
Com um forte cariz competitivo, não só pelo elevado número de participantes, mas também pela natureza das embarcações, com tripulações bem preparadas, este ano a prova promete ser uma das mais aguerridas e emocionantes em termos desportivos. Dezasseis barcos estão inscritos na classe ORC – Offshore Racing Congress, catorze em ANC – Associação Nacional de Cruzeiros e dez em Open (classe que não está sujeita aos ratings).
A segunda etapa desta competição tem início marcado para o próximo dia 31 de Julho e liga Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. A última etapa, entre Angra e Horta, arranca a 3 de Agosto. A prova termina no Faial, com o habitual jantar de entrega de prémios, no dia 6.
A Atlantis Cup realiza-se desde 1987, tendo sido interrompida no ano de 1998, devido ao forte terramoto que atingiu as ilhas do Faial e do Pico. Actualmente, é uma das mais importantes competições oceânicas a nível nacional e proporciona a quem participa o prazer de velejar em pleno Atlântico, num cenário de “cortar a respiração”.
Para levar a cabo este evento o Clube Naval da Horta conta com diversos apoios:
Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
A Atlantis Cup tem como grande patrocinador a Liberty Seguros.
Fonte: Azores Digital.

Tubarão amarrado e esfaqueado

Mergulhador encontra tubarão de dois metros amarrado e esfaqueado no fundo do  mar
Um mergulhador surpreendeu-se ao dar de cara com um tubarão com cerca de dois  metros e 120 quilos, amarrado no fundo do mar da Austrália, e esfaqueado no  peito. Em entrevista ao site Courier Mail, Robb Westerdyk disse que nunca havia  se deparado com uma cena deste tipo, tão “bárbaro”.
O australiano mergulha há 40 anos, e estava nadando com alguns amigos depois  de explorar um naufrágio ali perto, no estado de Nova Gales do Sul.
– No final do nosso mergulho, nos deparamos com essa cena de barbárie, um  tubarão de dois metros amarrado pela barbatana. Isso deve ter sido feito  por algum pescador que não deveria estar por ali, já que a área é de preservação ambiental – disse o australiano.
O australiano acredita que o tubarão já estava morto há alguns dias. Isso porque poucas pessoas mergulham no local – uma reserva ambiental na cidade de  Adelaide – durante a semana. O grupo em que ele estava foi o primeiro a ver o  animal naquela situação, no sábado.
Robb Westerdyk não sabe quem fez aquilo, nem o porquê. Ele imagina que pode  ter sido um pescador fazendo piada com outros pescadores, ou tentando assustar  mergulhadores.
– Em 40 anos de mergulho, nunca vi nada assim – repetiu. – É um acto sem  sentido, tirar a vida do animal assim, sem qualquer propósito
Westerdyk trabalha em construção civil e faz fotos subaquáticas de maneira  amadora. Ele registou a cena e cortou a corda que amarrava o tubarão. O animal  afundou em seguida.
Fonte: Extra
Foto: Robb-Westerdyk

Taça de Portugal disputa-se em Peniche a partir de 5ª Feira.

A Taça de Portugal de Surfing, competição rainha da FPS, está prestes a entrar na água, a partir de quinta-feira e durante o fim-de-semana (25 a 28), em Peniche, onde irá reunir mais de uma dezena de clubes e quase duas centenas de atletas.
Uma prova com muita tradição e com mais de uma dezena de clubes confirmados de Norte a Sul do país, todos na luta pela conquista de um  troféu que o ano passado foi arrebatado pelo Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL), de Carcavelos, após luta renhida com os portuenses da Onda do Norte.
“Somos um clube humilde que só se mobiliza para a Taça, por isso, tenho de dizer que vamos com a obrigação de ganhar!”, diz sem complexos Pedro Monteiro, capitão do CRCQL. O carismático surfista de Carcavelos lamenta algumas baixas na sua equipa devido às alterações de formato da competição, nomeadamente, o corte da variante de Dropknee do bodyboard e do kneeboard.
“Infelizmente, não podemos contar, este ano, com o grande Nuno Neto, figura grande de Carcavelos, e Paulo Cunha, outro grande nome da Quinta dos Lombos que nos garantia um lugar no pódio do kneeboard, já que é o único que fazia frente ao Pedro Velhinho e que no ano passado foi prejudicado pela acção pouco ética de terceiros”, acusa Pecas.
Palavras que, no caso de Paulo Cunha, aludem a uma rivalidade com a Onda do Norte e que, à semelhança do que sucedeu há dois anos, promete ser um dos grandes motivos de animação da Taça de Portugal.
Recordamos que a Taça de Portugal (agora demominada de Surfing para sublinhar o seu ecletismo nos desportos de ondas) é a prova rainha da FPS, reunindo atletas em todos os escalões etários nas modalidades de surf, bodyboard e longboard.
Vencedores da Taça de Portugal
1994 – Caparica Surfing Clube
1995 – Caparica Surfing Clube
1996 – Associação de Surf de Oeiras e Carcavelos
1997 – Associação de Surf de Oeiras e Carcavelos
1998 – Clube de Surf do Porto
1999 – Clube de Surf do Porto
2000 – Associação de Surf da Costa de Caparica
2001 – Associação de Surf da Costa de Caparica
2002 – Clube do Mar (Sagres)
2003 – Surfing Clube Costa do Sol
2004 – Surfing Clube Costa do Sol
2005 – Clube de Desportos Alternativos da Nazaré
2006 – Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
2007 – Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
2008 – Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
2009 – Península de Peniche Surf Clube
2010 – Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos
2011 – Associação Onda do Norte
2012- Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos


Fonte: Surf Portugal

Festival do Marisco volta de 10 a 15 de Agosto a Olhão

O Festival do Marisco de Olhão volta entre 10 e 15 de Agosto ao Jardim Pescador Olhanense para aquela que é a 28.ª edição do evento que o presidente da Câmara considera o principal impulso da cidade.
De novo com seis dias, ao contrário dos cinco de 2012, o festival vai contar com a actuação de Tony Carreira no sábado, dia 10, seguindo-se Carminho, Xutos & Pontapés, João Pedro Pais, a banda de tributo U2 UK e, a fechar, na quinta-feira, dia 15, o brasileiro Grupo Revelação.
“O Festival do Marisco tem sido a principal mola impulsionadora de Olhão e das suas potencialidades nesta área económica dos bivalves. Graças ao Festival do Marisco passámos a ter algum desenvolvimento turístico, exactamente porque as pessoas começaram a perceber que Olhão tinha coisas muito boas para dar”, afirmou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal.
Para o autarca, o retorno justifica que a Câmara “invista no festival de maneira a que mantenha alta qualidade” e sublinha que este tem “tido uma alta rentabilidade”, sendo o ponto de partida para o nascimento das várias estruturas turísticas no concelho em anos recentes, como o hotel de cinco estrelas.
O orçamento para o evento deste ano mantém-se próximo dos 500 mil euros, à semelhança do ano passado, já que “os custos não são mais elevados pelo facto de fazer mais um dia”, fora o preço a pagar a mais um artista.
Francisco Leal mostra-se preocupado pelas recentes interdições à apanha de bivalves no Algarve em geral e em Olhão em particular, considerando que não faria sentido ter de se ir buscar marisco “a outro sítio para garantir o fornecimento do festival”, pelo que o autarca acredita que as limitações serão levantadas a tempo do evento.
“Este ano (…) vamos ter mexilhão que é aqui produzido na costa. Temos uma aquacultura cada vez mais intensa em ‘offshore’, há aqui mexilhão de boa e excelente qualidade e essa é uma das nossas apostas”, sublinhou o presidente da Câmara, que este ano abandona o cargo, depois de 20 anos à frente do Executivo municipal.
Francisco Leal diz ter “o maior orgulho em ter contribuído para que o Festival do Marisco desse uma volta muito significativa em termos de qualidade”, mas não se encara como um saudosista, o que quer dizer que, em 2014, voltará ao evento, “não como presidente da Câmara, mas como pessoa que gosta de marisco”.
Os bilhetes para o 28.º Festival do Marisco custam oito euros para adultos e três para crianças dos sete aos 12 anos, sendo a entrada grátis para mais novos.

Fonte: Lusa/SOL

Turistas jantam 'acompanhados' por tubarões num aquário em Espanha

Jantar ao lado do maior predador marinho não é para todos os estômagos. A não ser que a refeição se faça no Big Blue, considerado o maior tanque de tubarões da Europa, que permite que os visitantes possam desfrutar de uma refeição na companhia destes animais.
O restaurante está localizado no interior do aquário, onde as paredes transparentes permitem que presas e predadores possam estar lado a lado sem que haja qualquer tipo de perigo ou ameaça.
O Palma Aquarium, onde se encontra o Big Blue, está localizado na ilha de Maiorca e tem cerca de 55 tanques que reúnem mais de 700 espécies pertencentes à fauna e flora do mar Mediterrâneo e dos oceanos Pacifico, Atlântico e Índico. Mas mais do que um parque marinho é um centro de lazer para adultos e crianças com diversas actividades, onde a principal atracção turística é nadar com os tubarões.
Sob o lema “conhecer e valorizar para aprender a proteger”, pretende ainda promover a compreensão e admiração pela beleza do mundo marinho no sentido de sensibilizar os visitantes a respeitar e cuidar melhor do ambiente.

Fonte: Sol

Turistas jantam ‘acompanhados’ por tubarões num aquário em Espanha

Jantar ao lado do maior predador marinho não é para todos os estômagos. A não ser que a refeição se faça no Big Blue, considerado o maior tanque de tubarões da Europa, que permite que os visitantes possam desfrutar de uma refeição na companhia destes animais.
O restaurante está localizado no interior do aquário, onde as paredes transparentes permitem que presas e predadores possam estar lado a lado sem que haja qualquer tipo de perigo ou ameaça.
O Palma Aquarium, onde se encontra o Big Blue, está localizado na ilha de Maiorca e tem cerca de 55 tanques que reúnem mais de 700 espécies pertencentes à fauna e flora do mar Mediterrâneo e dos oceanos Pacifico, Atlântico e Índico. Mas mais do que um parque marinho é um centro de lazer para adultos e crianças com diversas actividades, onde a principal atracção turística é nadar com os tubarões.
Sob o lema “conhecer e valorizar para aprender a proteger”, pretende ainda promover a compreensão e admiração pela beleza do mundo marinho no sentido de sensibilizar os visitantes a respeitar e cuidar melhor do ambiente.

Fonte: Sol

Assinatura do Protocolo de Cooperação para Conta Satélite do Mar



O Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) manifesta o seu apreço pela assinatura do protocolo de Cooperação entre o INE – Instituto Nacional de Estatística, e a DGPM – Direção-Geral de Política do Mar.

O estabelecimento deste Protocolo tem por objectivo fortalecer o compromisso e as relações institucionais entre estas entidades, fomentando as condições necessárias para a elaboração da “Conta Satélite do Economia do Mar”, projecto em que o FEEM tem vindo a participar através de alguns dos seus associados.

De acordo com Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do FEEM, “o reconhecimento da importância da Economia do Mar, enquanto base do desenvolvimento económico e social, também se reflecte na necessidade de avaliar o seu contributo para a economia do País. Por outro lado, só quantificando-a de forma precisa, se poderá medir o resultado das políticas na sua dinamização.”

A Conta Satélite da Economia do Mar consiste numa ferramenta que permite a medição rigorosa, através da Conta Geral do Estado, da relevância da Economia do Mar no sector económico português e que vai facilitar a tomada de decisões em matéria de coordenação de políticas públicas. Além disso, servirá para monitorizar a concretização da Estratégia Nacional para o Mar.

O Fórum da Economia do Mar acredita que este protocolo representa um salto qualitativo na informação a disponibilizar na área da Economia do Mar, pelo que felicita a DGPM e o INE pelo seu estabelecimento. 


Fonte: APP

"Sagres" iniciou instrução dos Cadetes de 1º Ano da Escola Naval

Na visita ao porto nas Astúrias, há a realçar as seguintes actividades:
 
  • Abertura do navio a visitas nos dias 3 e 4 de Agosto entre as 10h00 e as 23h00;
  • De 2 a 5 de Agosto, decorrerão uma série de eventos no Centro Niemeyer de Avilés, subordinados ao tema “Mar e cultura. NRP Sagres”, promovidos em cooperação pela Universidade de Oviedo e pelo Ayuntamiento de Avilés
  • Participação na inauguração da exposição de fotografias de D. Roberto Santandreu intitulada “Mar de Camões”, que ocorrerá no dia 2 de Agosto pelas 17h00, no  Centro Niemeyer de Avilés;
  • Ainda no âmbito do evento “Mar e Cultura. NRP Sagres”, o comandante do NRP Sagres será o palestrante numa conferência intitulada “História, características e funções do NRP Sagres”, a realizar no dia 2 de Agosto a partir das 17h00;
  • Durante a estadia no porto de Avilés, a guarnição do NRP Sagres participará também em diversos eventos culturais e protocolares, promovidos pelo Ayuntamiento de Avilés.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 76 anos, 51 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objectivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal.
 
Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem os 45 cadetes do 1º ano da Escola Naval, 4 cadetes do 2º e 4º ano da Escola Naval do curso de Medicina e os 7 cadetes do Curso de Formação de Oficiais do Serviço Técnico, sendo 14 cadetes femininos e 42 cadetes masculinos.

Fonte: Marinha

"Sagres" iniciou instrução dos Cadetes de 1º Ano da Escola Naval

Na visita ao porto nas Astúrias, há a realçar as seguintes actividades:
 
  • Abertura do navio a visitas nos dias 3 e 4 de Agosto entre as 10h00 e as 23h00;
  • De 2 a 5 de Agosto, decorrerão uma série de eventos no Centro Niemeyer de Avilés, subordinados ao tema “Mar e cultura. NRP Sagres”, promovidos em cooperação pela Universidade de Oviedo e pelo Ayuntamiento de Avilés
  • Participação na inauguração da exposição de fotografias de D. Roberto Santandreu intitulada “Mar de Camões”, que ocorrerá no dia 2 de Agosto pelas 17h00, no  Centro Niemeyer de Avilés;
  • Ainda no âmbito do evento “Mar e Cultura. NRP Sagres”, o comandante do NRP Sagres será o palestrante numa conferência intitulada “História, características e funções do NRP Sagres”, a realizar no dia 2 de Agosto a partir das 17h00;
  • Durante a estadia no porto de Avilés, a guarnição do NRP Sagres participará também em diversos eventos culturais e protocolares, promovidos pelo Ayuntamiento de Avilés.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 76 anos, 51 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objectivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal.
 
Sagres é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem os 45 cadetes do 1º ano da Escola Naval, 4 cadetes do 2º e 4º ano da Escola Naval do curso de Medicina e os 7 cadetes do Curso de Formação de Oficiais do Serviço Técnico, sendo 14 cadetes femininos e 42 cadetes masculinos.

Fonte: Marinha

Natação: Lituana de 16 anos bate recorde do mundo

A lituana Ruta Meilutyte foi a grande figura dos Mundiais de natação Barcelona’2013 ao bater o recorde mundial dos 100 metros bruços femininos, na segunda série das meias-finais.
A nadadora lituana, com apenas 16 anos, já foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e agora destacou-se nos Mundiais de Natação ao ser a mais rápida nas meias-finais, com um tempo de 1m04,35s, menos um décimo do que a anterior melhor marca, destronando o recorde que estava na posse da americana Jessica Hardy desde 2009.
Recorde-se que a lituana é a actual campeã olímpica da distância, título que conquistou aos 15 anos.

Fonte: Sol