Movimentação portuária na China cresce 4,2% em 2025.

A movimentação total de carga nos portos marítimos e fluviais da China aumentou 4,2% em 2025 face ao ano anterior, alcançando 18,3 mil milhões de toneladas, num sinal de resiliência da actividade logística e industrial ao longo do ano.

O ritmo de crescimento manteve-se no final de 2025, com os volumes de transbordo em Dezembro a subirem 2,2% em termos homólogos, para 1,58 mil milhões de toneladas. De acordo com dados do National Bureau of Statistics of China, os portos marítimos costeiros foram o principal motor desta evolução. No conjunto dos 12 meses, a carga movimentada nestes portos avançou 3,7%, para 11,63 mil milhões de toneladas, reflectindo procura sustentada associada ao comércio externo e a fluxos de trânsito.

Em Dezembro, os portos marítimos chineses processaram 986 milhões de toneladas de carga, mais 3,8% do que no mesmo mês do ano anterior. Os números sugerem uma operação estável das infraestruturas portuárias e um nível de actividade consistente nos sectores da logística e da indústria, num contexto em que a China continua a concentrar uma parcela determinante dos fluxos globais de mercadorias

Deixe um comentário