Cosco investe 2,7 mil milhões de dólares em novos porta-contentores movidos a GNL.

A gigante chinês do shipping, a Cosco Shipping deu um passo decisivo na modernização da sua frota ao encomendar um conjunto de novos navios porta-contentores, num investimento total que ascende a 18,8 mil milhões de yuans (aproximadamente 2,7 mil milhões de dólares). Este movimento assinala a estreia do grupo na utilização de propulsão a gás natural liquefeito (GNL) para navios de grande porte, reforçando a sua estratégia de descarbonização e renovação de activos.

O contrato principal prevê a construção de doze navios de 18 000 TEU (unidades equivalentes a contentores de vinte pés) nos estaleiros da Jiangnan, os quais serão equipados com sistemas de combustível dual a GNL. Complementarmente, a encomenda inclui seis unidades de menor dimensão, com capacidade para 3000 TEU e propulsão convencional, destinadas a serviços de alimentação (feeder), que serão fabricadas na unidade da Cosco em Zhoushan.

De acordo com o planeamento anunciado, a entrega das novas embarcações deverá ocorrer entre os anos de 2028 e 2029. Esta iniciativa surge inserida num vasto programa de expansão do grupo estatal chinês, que recentemente firmou um acordo histórico com a CSSC para a construção de até 87 navios, demonstrando uma aposta clara na liderança do mercado global de transporte marítimo, onde a Cosco detém actualmente a quarta maior frota mundial de porta-contentores.

Deixe um comentário