Jornadas do Aquário debatem desafios do oceano em Ílhavo.

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala, a 17 de Janeiro, o 13.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus com a 2.ª edição das Jornadas do Aquário, uma iniciativa dedicada à protecção, gestão sustentável e valorização do oceano.

Sob o tema “Uma perspectiva sobre os oceanos”, o encontro pretende promover reflexão, troca de experiências e construção colectiva de ideias em torno das questões mais urgentes do meio marinho. A sessão tem início às 14h00 (sábado) e reúne especialistas das áreas da ciência e da tecnologia do mar, que irão revisitar acontecimentos marcantes, apontar ameaças actuais e discutir caminhos de resposta, incluindo o papel de inovações tecnológicas emergentes naquilo que poderá moldar o futuro dos oceanos.

A edição conta com a parceria da APOCEAN (Associação Portuguesa de Oceanografia) e integra-se na Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). À semelhança do ano anterior, as Jornadas estão acreditadas como formação de pequena duração (quatro horas) para educadores de infância e professores de todos os níveis de ensino, devendo a inscrição para acreditação ser efectuada através do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro, em http://www.cfaecivob.cfae.pt.

No mesmo dia, às 15h00, realiza-se ainda a oficina gratuita para famílias “Oceano: Aprender para conhecer”, destinada a crianças dos 6 aos 10 anos, onde os participantes são desafiados, através de um dado, a descobrir ameaças actuais e soluções de protecção deste ecossistema; a participação requer inscrição prévia para o e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt. A presença nas Jornadas é igualmente gratuita, mas carece de inscrição antecipada, a efectuar por e-mail para ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt, indicando nome, profissão, instituição e contactos.

Deixe um comentário