
A Maersk apresentou o “Maersk Trade & Tariff Studio”, uma nova plataforma digital desenvolvida para ajudar empresas a gerir de forma mais eficiente as tarifas e obrigações aduaneiras no actual contexto de comércio internacional, cada vez mais instável e imprevisível. Com o aumento das tarifas, maior pressão regulatória e perturbações nos processos alfandegários, a solução da Maersk oferece uma abordagem centralizada e suportada por inteligência artificial, permitindo às empresas melhorar a conformidade, reduzir custos e aumentar a agilidade nas suas cadeias de abastecimento.
Durante anos, o comércio global beneficiou de uma redução de barreiras, mas esse cenário mudou drasticamente. Hoje, as tarifas são muitas vezes introduzidas ou suspensas sem aviso, criando um ambiente caótico para os operadores logísticos. A nova plataforma pretende responder a esta realidade, permitindo às empresas adaptar-se rapidamente às mudanças, enquanto evitam atrasos, penalizações e custos desnecessários.
Após testes com grandes clientes, o serviço estará disponível a partir de 28 de junho para importações nos EUA, com expansão global prevista para agosto. Pode ser utilizado como parte dos serviços logísticos da Maersk ou de forma independente. A plataforma responde também a um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas com operações internacionais: a fragmentação dos processos aduaneiros. Muitas recorrem a diversos intermediários locais, o que resulta em dados dispersos, menor visibilidade e falhas na identificação de oportunidades de poupança.
De acordo com a Maersk, entre 5% e 6% das tarifas são pagas em excesso devido à falta de centralização de dados e processos. Além disso, cerca de 20% dos atrasos em envios estão relacionados com deficiências na preparação aduaneira. E apesar de existirem mais de 650 Acordos de Livre Comércio (ALC) no mundo, apenas cerca de metade das trocas comerciais elegíveis tira partido dessas oportunidades, muitas vezes por falta de conhecimento ou recursos internos.
Através da automatização de processos, aplicação inteligente de mais de 6.000 códigos tarifários e acesso a uma rede de mais de 2.700 especialistas, a plataforma permite uma gestão mais eficiente do risco e da conformidade. As actualizações em tempo real garantem que as empresas estão sempre a par das alterações legislativas e regulatórias, incluindo novas exigências ambientais, como o CBAM da União Europeia ou normas contra o desmatamento. O “Trade & Tariff Studio” surge assim como uma ferramenta estratégica para quem pretende manter-se competitivo e preparado num comércio global cada vez mais complexo.