
O navio de transporte de automóveis Morning Midas afundou-se em pleno oceano Pacífico Norte, em águas internacionais, após um incêndio a bordo que teve início no dia 3 de junho. A informação foi avançada pela empresa de salvamento Resolve Marine.
Segundo o relatório, a embarcação acabou por naufragar no dia 23 de junho, por volta das 16h35 (hora local), devido aos estragos causados pelo fogo, agravados pelo mau tempo e pela entrada de água no casco. O navio afundou-se a cerca de 360 milhas náuticas da costa, numa zona com profundidade aproximada de 5.000 metros.
Dois rebocadores equipados com sistemas de controlo de poluição continuam no local, como medida de precaução, para monitorizar a eventual presença de poluentes ou destroços à superfície.
O Morning Midas, com bandeira da Libéria e operado pela Zodiac Maritime, navegava de Yantai, na China, rumo a Lázaro Cárdenas, no México, quando o fogo deflagrou a cerca de 360 milhas a sudoeste da ilha de Adak, no Alasca. A bordo seguiam mais de 3.000 veículos, incluindo aproximadamente 70 elétricos e 681 híbridos. O incêndio terá tido origem num convés onde estavam estacionados automóveis elétricos, voltando a levantar preocupações quanto à segurança das baterias de lítio no transporte marítimo.
Apesar das tentativas da tripulação de controlar o incêndio com os sistemas de combate a bordo, a situação agravou-se, obrigando à evacuação dos 22 tripulantes, que foram resgatados com sucesso pelo navio porta-contentores COSCO Hellas, que se encontrava nas proximidades.