
A atleta do Sporting, de 25 anos, tornou-se bicampeã nacional pela segunda vez na carreira ao vencer o Allianz Ribeira Pro — quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf.
Na final, Bonvalot superou Maria Salgado (Sealand), única adversária ainda com hipóteses matemáticas de adiar a decisão para a última etapa em Peniche. Com um total de 12,10 pontos em 20 possíveis, contra os 9 pontos da adversária, garantiu a conquista usando a licra amarela Go Chill, reservada à líder do ranking.Nesta temporada, Teresa venceu três das quatro etapas disputadas — no Porto, na Ericeira e nos Açores — tendo ainda alcançado o segundo lugar na Figueira da Foz. Com esta performance, alcança a marca histórica de 30 vitórias em etapas da 1.ª divisão nacional de surf, em 15 edições do circuito. Apenas Patrícia Lopes, com 11 títulos e 39 vitórias, supera estes números.
A conquista do bicampeonato actual surge exatamente uma década após o primeiro. Bonvalot estreou-se no principal escalão do surf nacional em 2013 (com um 7.º lugar) e, já no ano seguinte, sagrou-se campeã nacional com apenas 14 anos. Desde então, liderou o ranking nacional também em 2015, 2020, 2022 e 2024. Além do título nacional, Teresa conquistou ainda a Allianz Triple Crown pela sétima vez (depois das vitórias em 2013, 2015, 2019, 2020, 2022 e 2024), troféu que distingue os surfistas com melhor desempenho nas etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
Esta vitória vale-lhe também um wildcard para o prestigiado Quiksilver Fest, em Hossegor, França.Com o título feminino já definido, Teresa Bonvalot — atualmente 3.ª no ranking da Challenger Series — e Francisca Veselko, líder do circuito secundário da WSL, concentram-se agora na próxima etapa internacional, o Ballito Pro, na África do Sul, agendado entre 30 de junho e 6 de julho.
Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas