Surf: Francisca Veselko com vitória histórica no Challenger Series – Austrália

A surfista portuguesa Francisca Veselko brilhou na etapa inaugural do circuito Challenger Series da World Surf League (WSL), realizada em Newcastle, na Austrália, ao conquistar o primeiro lugar — uma vitória marcante na sua carreira e na história do surf nacional.

Com apenas 22 anos, Veselko impôs-se na final frente à experiente australiana Sally Fitzgibbons, alcançando um total de 14,60 pontos contra os 12,20 da adversária. A prestação portuguesa foi ainda reforçada pelos excelentes resultados de Teresa Bonvalot, que ficou em terceiro lugar, e de Yolanda Hopkins, que terminou em quinto.

Ao longo da competição, Veselko demonstrou consistência e talento, eliminando a norte-americana Kirra Pinkerton nos quartos-de-final e, nas meias-finais, superando a jovem promessa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos.

Na final, enfrentou e venceu uma das figuras mais respeitadas do circuito, Sally Fitzgibbons, que conta com mais de uma década e meia de experiência no Championship Tour. Visivelmente emocionada, Veselko descreveu o momento como o melhor da sua vida, sublinhando a admiração pela adversária e reforçando a sua ambição de chegar ao World Tour, o patamar mais elevado do surf mundial.

Graças a este triunfo, Veselko assume agora a liderança do ranking feminino do Challenger Series, um feito que relembra o alcançado por Teresa Bonvalot em 2022. O próximo desafio do circuito terá lugar na África do Sul, em Ballito, entre 30 de junho e 6 de julho, onde estarão em disputa vagas cruciais — dez para os homens e sete para as mulheres — para o tão ambicionado World Tour de 2026.

Foto: WSL/Anderson

Deixe um comentário