Governo vai apertar o cerco à pesca ilegal.

O Governo anunciou que vai reforçar o controlo da pesca ilegal nas águas nacionais. À margem da Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, pronunciou-se sobre a presença de embarcações estrangeiras em território marítimo português e deixou clara a sua posição:

“Estamos fortemente comprometidos em intensificar a fiscalização. Seria profundamente injusto impor restrições aos nossos pescadores enquanto se permite que embarcações estrangeiras violem as regras nas nossas águas. Isso é algo que não podemos aceitar”, afirmou.

Luís Montenegro sublinhou ainda: “Vamos agir com determinação para aplicar, com firmeza, toda a capacidade de fiscalização de que dispomos”. O chefe do Executivo revelou também que o Governo está a desenvolver medidas para apoiar os pescadores nacionais, especialmente aqueles que poderão ser mais afectados pelas novas restrições.

“Estamos inteiramente disponíveis para apoiar os profissionais da pesca sempre que sintam o impacto das nossas decisões, que procuram, em última análise, encontrar um equilíbrio entre diversos valores: o rendimento dos pescadores, que é o seu sustento e, portanto, um elemento essencial, e a necessidade de proteger o ambiente marinho, enfrentar as alterações climáticas e aprofundar o conhecimento científico”, concluiu.

Deixe um comentário