
Já tinhamos dado conta da emergência que o navio porta-contentores MSC ELSA 3 tinha tido este fim de semana. Houve confirmação de que o navio que navegava com a bandeira da Libéria, afundou próximo à costa do estado de Kerala, no sul da Índia.
A embarcação transportava 640 contentores, incluindo 13 com mercadorias perigosas e 12 com carbureto de sódio. Além disso, transportava cerca de 370 toneladas de combustível e óleo. Até o momento, as autoridades não relataram fugas.
Os 24 tripulantes a bordo, provenientes da Geórgia, Rússia, Ucrânia e Filipinas, já tinham sido resgatados com segurança no início da operação.
O material perigoso indicado é utilizado na indústria química, especialmente na produção de fertilizantes e no fabrico de aço. O seu contacto com a água gera gás acetileno, inflamável e tóxico, representando risco ambiental caso os contentores sejam comprometidos na sua integridade.
As autoridades indianas possuem activo um plano de contingência, incluindo uma monitorização contínua da área com acompanhamento áereo e inspecções subaquáticas, para prevenir possíveis danos ambientais.