
Um trágico acidente envolvendo um navio-escola da Marinha do México deixou dois mortos e ao menos 22 em Nova Iorque. Publicamos nas nossas redes sociais, 3 vídeos de ângulos e momentos distintos desta tragédia naval.
A embarcação colidiu com a ponte do Brooklyn e segundo os primeiros factos apurados, sofreu uma avaria eléctrica que a deixou sem energia. As vítimas fatais foram identificadas pelas autoridades como América Yamilet Sánchez, cadete de 20 anos, e Adal Jair Maldonado Marcos, marinheiro de 23 anos. Ambos faziam parte da tripulação de 277 pessoas a bordo do navio no momento do impacto. Entre os feridos, três marinheiros seguem em estado grave.
Equipas de resgate agiram no momento de forma rápida rapidamente a socorrer os tripulantes. As causas exatas da falha ainda estão sendo investigadas. A Marinha do México e as autoridades norte-americanas trabalham em conjunto para apurar responsabilidades e oferecer apoio às famílias das vítimas.
O choque do navio-escola contra a ponte foi tão violento que derrubou os três mastros da embarcação. Informações divulgadas pela imprensa mexicana apontam que a cadete América Yamilet Sánchez encontrava-se no topo de um dos mastros quando ocorreu a colisão, o que pode ter sido determinante para a gravidade do acidente.
Após a colisão do navio-escola ARM Cuauhtémoc com a ponte do Brooklyn, o comandante da Marinha mexicana, o Almirante Pedro Raymundo Morales, informou que os tripulantes em condições de viajar regressaram ao México, corpo da cadete América Sánchez será transferido para a Academia Naval em Veracruz nesta segunda-feira (19).A embarcação, que viaja pelo mundo como símbolo de boa vontade para promover a cultura mexicana, permanece sob investigação. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas, mas autoridades afirmam que a ponte não sofreu danos estruturais.A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lamentou as mortes e pediu solidariedade às vítimas, destacando que equipes mexicanas e americanas estão empenhadas na apuração dos fatos.
Foto: Marco Antonio Perez/AFP via Getty Images