
O Sindicato XXI sediado em Sines, que é o maior Sindicato do sector portuário, membro da FNSTP – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Portuários e do EDC – European Dockworkers Council, elegeu uma nova Direcção após eleições efectuadas no final do mês passado, tendo tomado posse na semana passada.
A anterior direcção encontrava-se em funções desde meados de 2014, tendo sido liderada consecutivamente pelo histórico da estiva Joaquim Palheiro e Paulo Freitas, tendo tido um papel na transformação em várias vertentes naquele que é actualmente o maior terminal do país, tanto em capacidade como em trabalhadores.
A actual Direcção é constituída por: Luis Peixoto ( Presidente), Cláudio Santos ( Vice-Presidente) , Tito Matias ( Tesoureiro), Filipe Carvalho ( Secretário), e os vogais, Rita Palhinhas, João Rodrigues, José Santos e José Traquina.
A Assembleia Geral é composta por Paulo Velasco ( Presidente), Johannes Viegas ( Vice-Presidente) e André Alves ( Secretário ).
O Conselho Fiscal é constituído por Armando Silva ( Presidente ), Fábio Ludovico ( Vice-Presidente ) e Leonardo Parreira ( Vogal ).
De acordo com a nota: “… os quinze elementos eleitos para a nova estrutura sindical, são provenientes de diferentes áreas e departamentos da empresa, representando assim a pluralidade e experiência dos vários setores do terminal”.
Acrescenta que “esta direcção, praticamente constituída de raiz, assume com responsabilidade o desafio de representar trabalhadores com firmeza, transparência e compromisso, colocando o diálogo e a procura de soluções estáveis e justas no centro da suaação sindical”.
É anunciado também que Paulo Freitas, continuará a desempenhar o seu papel na Direcção da FNSTP, no qual é Vice-Presidente.