EUA e China suspendem taxas por 90 dias a partir de hoje.

A suspensão da maior parte das tarifas alfandegárias impostas recentemente entre os Estados Unidos e a China entra em vigor esta quarta-feira e terá uma duração de 90 dias.

Após intensas conversações realizadas no último fim de semana na Suíça, representantes de ambos os países chegaram a um entendimento para reduzir em 115% os encargos mútuos por um período de três meses, passo que marca o início de uma possível reconciliação após tensões comerciais prolongadas.

Com este acordo, as tarifas norte-americanas sobre produtos chineses ficam nos 30% (antes 145%), enquanto os direitos chineses sobre mercadorias dos EUA permanecem nos 10% (antes 125%), configurando uma trégua provisória numa disputa que vinha se assemelhando a um bloqueio comercial.

Além disso, ambas as nações comprometeram-se a criar um canal permanente para continuar o diálogo sobre questões económicas e comerciais. Espera-se que as negociações bilaterais sejam retomadas em breve, com o objetivo de encontrar soluções técnicas para os principais pontos de desacordo no comércio entre as duas potências.

Deixe um comentário