EUA e China com pausa de 90 dias nas tarifas.

Esta segunda-feira, os Estados Unidos da América e a China anunciaram um acordo para reduzir em 115% as tarifas aplicadas mutuamente aos seus produtos. A medida, que representa uma suspensão temporária das tarifas, terá uma duração mínima de 90 dias.

Segundo o comunicado conjunto divulgado por ambos os países, a suspensão entrará em vigor a partir de quarta-feira, 14 de maio. O entendimento prevê ainda a criação de um mecanismo bilateral para dar continuidade às conversações sobre as relações económicas e comerciais. As futuras rondas negociais poderão realizar-se nos EUA, na China ou noutro país que venha a ser consensualmente escolhido.

Este anúncio surge na sequência das negociações em curso em Genebra, Suíça, num momento em que Washington e Pequim procuram encerrar a guerra comercial que tem vindo a abalar a economia global e a provocar instabilidade nos mercados financeiros.

De acordo com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, os EUA e a China chegaram a um acordo para uma pausa de 90 dias nas medidas e para uma redução de 115% nas tarifas recíprocas.

O Ministério do Comércio da China confirmou igualmente a suspensão de todas as tarifas retaliatórias aplicadas aos Estados Unidos desde 2 de abril, e manifestou satisfação com a medida, de acordo com a agência Reuters. A mesma entidade expressou o desejo de que os EUA mantenham o compromisso de cooperação comercial com a China, sublinhando que a redução das tarifas serve os interesses partilhados da comunidade internacional. Actualmente, os produtos chineses importados pelos EUA estão sujeitos a tarifas de 145%, enquanto as mercadorias norte-americanas enfrentam uma carga tributária de 125% na China. Com o novo entendimento, esses valores deverão cair para 30% e 10%, respetivamente.

Deixe um comentário