
A FLAD celebra no dia 20 de maio o seu 40º aniversário. Para assinalar a data que marca um percurso ao serviço do desenvolvimento de Portugal através da cooperação com os EUA, a Fundação preparou um programa que inicia em maio em Lisboa, com conteúdo americano, e termina em outubro, em Nova Iorque, com conteúdo português.
A conferência “Breathing with the Ocean” marca o arranque desta programação. Com lugar no Auditório do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, a partir das 16h, este evento dedicado aos oceanos pretende incentivar a discussão e destacar a importância dos oceanos nas suas mais diversas dimensões, reafirmando a necessidade de os colocar no centro do debate público.
O oceano é, geografica e politicamente, a fronteira comum entre os Estados Unidos e Portugal. O oceano é também o grande desafio que a comunidade internacional enfrenta quando procura encontrar respostas para os desafios da sustentabilidade e da gestão de recursos marinhos como o principal meio de tornar viável, no futuro, a vida no planeta Terra. Como nações oceânicas, tanto Portugal como os Estados Unidos têm no Atlântico um futuro de oportunidades nas áreas do conhecimento, da ciência e da biotecnologia, da cooperação e da economia. Um território líquido em que o capital natural pode representar para os dois países, e para os continentes a que pertencem, a visão de futuro que todos procuramos.
O encontro vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com um um painel de oradores de reconhecido percurso nas áreas da sustentabilidade e dos oceanos, nomeadamente Peter Heffernan, Mark J. Spalding e Tiago Pitta e Cunha.