Shipping caminha para uma tempestade iminente.

Um relatório da OMC – Organização Mundial do Comércio destaca a incerteza nos mercados e as crescentes nuvens económicas que ameaçam desencadear um turbilhão nos mercados globais de contentores.

Enquanto as principais economias lutam com tarifas, os países menos desenvolvidos devem beneficiar-se da incerteza económica, recuperando o comércio com os EUA em produtos agrícolas e de vestuário que normalmente seriam atendidos por exportadores chineses. “Contra intuitivamente, projecta-se que o recente aumento de tarifas e a incerteza tenham um impacto positivo nos fluxos de comércio de mercadorias dos paísrs menos desenvolvidos em 2025, com o crescimento do volume de exportações subindo para 4,8% na previsão ajustada, perante 3,5% na previsão base da OMC , afirma o relatório.

Nas principais transações comerciais, as tarifas sobre a China devem ter um efeito significativo tanto no comércio europeu quanto no americano. A OMC argumenta que a incerteza na política comercial atuará como um entrave ao crescimento do comércio, prevendo uma redução de -0,2% no comércio global de mercadorias este ano. De acordo com suas projeções de base, a OMC esperava um crescimento do volume de comércio em 2025 e 2026, embora as proporções da América do Norte e da Ásia fossem menores do que em 2024.

“A Europa também deveria dar uma contribuição positiva para o crescimento do comércio em 2025 pela primeira vez em dois anos, e uma contribuição ligeiramente maior em 2026. Na previsão ajustada, que representa melhor o ambiente político atual, a América do Norte agora subtrai 1,7% do crescimento do comércio mundial em 2025, reduzindo o crescimento global para -0,2%.”

Deixe um comentário