
O Governo de Portugal está a impulsionar a criação de um cluster dedicado à mobilidade militar, no âmbito das discussões dos conselhos de ministros das infraestruturas da União Europeia. O principal objetivo é fortalecer a capacidade logística estratégica no sul do país.
De acordo com o jornal Expresso, foi escolhido o Porto de Sines, ( Alcochete e Beja foram escolhidos para além de Sines), em coordenação com o porto de Setúbal, para integrar esta iniciativa.
A aposta nestes locais pretende estabelecer centros de mobilidade militar que assegurem o apoio logístico tanto às forças armadas nacionais como aos aliados da NATO.
O Porto de Sines, reconhecido como um dos maiores da Europa, é integrado no cluster como um ponto que se pode tornar de importância relevanre no transporte marítimo de natureza militar. A possível construção do novo Terminal Vasco da Gama ( que poderá ir a concurso), vai ampliar a capacidade do porto para operações logísticas de grande dimensão, incluindo a movimentação de material militar.
Beneficiando de uma localização estratégica no Atlântico, Sines assegura a integração eficiente entre os eixos marítimos, aéreos e terrestres, caso seja necessário.