
Uma imagem de satélite, captada a 6 de abril, fornece a visão mais próxima até o momento do que talvez seja o maior navio de guerra fabricado pela Coreia do Norte, uma nova fragata de mísseis guiados navais (FFG), na doca do Estaleiro Naval de Nampo.
Após o lançamento, a embarcação passa por um processo de “equipamento”, no qual a construção interna é concluída, os equipamentos são instalados e os suprimentos são carregados antes de ser entregue à Marinha.
A nova FFG ( Fragata com misseis guiados) é vista posicionada dentro de uma doca seca flutuante de 120 metros de comprimento, coberta principalmente por redes para limitar a visibilidade aérea. A doca seca flutuante está posicionada ao lado da doca de equipamentos recentemente reformada do estaleiro, com dois guindastes de torre e suprimentos e peças alinhados para apoiar o equipamento da embarcação.
Embora as redes impeçam medições detalhadas, a FFG tem aproximadamente 140 metros de comprimento, tornando-a o maior navio de guerra fabricado na Coreia do Norte. O comprimento e o formato estimados da superestrutura sugerem que se trata do navio que Kim Jong-un visitou no início de março deste ano.
Não está claro se a nova embarcação é uma das duas fragatas para helicópteros (FFH) que a Coreia do Norte declarou estar fabricando para a Organização Marítima Internacional (IMO) em 2023. Se a fragata estiver equipada com helicópteros, seria apenas a segunda vez que a Marinha Popular da Coreia o faria.