Perfil: Quem é Gianluigi Aponte, dono da MSC ?

A família Aponte consegue seguir as suas raízes marítimas até 1675, segundo o site da companhia. Gianluigi Aponte nasceu perto da Baía de Nápoles, onde a família tradicionalmente transportava mercadorias e passageiros.

Foi treinado como capitão de navio e posteriormente operou balsas transportando turistas ricos para resorts em ilhas como Capri e Ischia.

Foi numa dessas viagens que conheceu q sua futura esposa, Rafaela Diamant, filha de um banqueiro suíço.

Aponte iniciou a MSC em 1970 após comprar um antigo navio de carga alemão, e no ano seguinte comprou um segundo navio, baptizando-o com o nome da sua esposa.

Logo começou a comprar navios porta-contentores usados, alguns de ferros-velhos, enquanto procurava entrar num negócio dominado pela Maersk e Hapag-Lloyd. Depois de estabelecer um nicho em rotas menos procuradas, a MSC eventualmente se destacou dar prioridade ao preço em vez de velocidade de entrega.

No final dos anos 1980, Aponte entrou no segmento de lazer, e a MSC Cruises tornou-se a terceira maior marca de cruzeiros do mundo. Assim como os seus pares europeus do sector do Shipping, Aponte investiu fortemente em portos e logística.

Os lucros da MSC durante a pandemia alimentaram uma nova dinâmica de rápida expansão, e em 2022 a empresa alcançou o objectivo do seu fundador de se tornar o maior armador do mundo, deixando a Maersk em segundo lugar.

O filho de Aponte, Diego, tornou-se presidente do grupo MSC em 2014. Ainda assim, Gianluigi permanece altamente activo na gestão da MSC como chairman do grupo, com a tomada de decisões concentrada entre os membros da família, segundo executivos do sector ouvidos pela Bloomberg News.

Diego Aponte também lidera o conselho da TiL, sediada em Genebra, onde o seu pai é diretor, de acordo com o site da empresa, que lista como accionistas a MSC, a GIP da BlackRock e o fundo soberano de Singapura GIC.

Deixe um comentário