Expo 2025 Osaka: Portugal regressa ao tema do oceano no Japão.

Portugal será um dos 160 países a participar na exposição mundial Expo 2025, que vai decorrer entre 13 de abril e 13 de outubro, sob o tema “Desenhar as sociedades do futuro para as nossas vidas” e que terá lugar na ilha Yumeshima, uma ilha artificial na baía de Osaka, no Japão. O evento vai decorrer até 13 de outubro e o tema central da participação de Portugal na Expo 2025 Osaka é o “Oceano: Diálogo Azul”.

Esta “navegação” portuguesa pelo tema dos oceanos em termos de exposições internacionais foi iniciada em 1998, com a realização, em Lisboa, da Expo’98, que lançou o tema dos oceanos na agenda política mundial, e foi consolidada em 2022, com a realização, na capital portuguesa, da segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Com jurisdição sobre 48% das águas marinhas da União Europeia, uma linha de costa de cerca de 2.500 km e com uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo, com 1,7 milhões de km2, Portugal contribuiu para a inclusão do tema do oceano nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo responsabilidades acrescidas nas questões ligadas à governação do oceano, incluindo a sua conservação, conhecimento, defesa e “exploração”.

As três últimas exposições mundiais em que Portugal marcou presença foram Saragoça em 2008, Xangai em 2010 e Dubai em 2021. Agora, na Expo 2025 Osaka, Portugal pretende afirmar o seu papel na investigação científica e económica do oceano, bem como contribuir para um aprofundamento e consciência coletiva da importância de um oceano saudável. O próprio pavilhão de Portugal, criado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, é inspirado no oceano, utilizando 9.972 cordas marítimas suspensas, que pesam mais de 60 toneladas, e redes de pesca recicladas. Dando o seu exemplo de que a economia do mar representa actualmente mais de 4% do PIB nacional (dados INE), Portugal pretende demonstrar que as parcerias estratégicas entre governos, instituições públicas, empresas e ONG (Organizações Não Governamentais) são fundamentais para fomentar a solidariedade global e promover o desenvolvimento de soluções que tenham um impacto positivo no futuro da humanidade e no futuro do oceano.

A representação de Portugal na Expo 2025 Osaka foi construída através de diversas colaborações entre ministérios, municípios, empresas, universidades e associações, bem como de parcerias com entidades como a Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian.

Deixe um comentário