
A empresa de fornecimento de metanol verde C2X conseguiu garantir um investimento adicional de 91,25 milhões de euros da A.P. Møller Holding, da A.P. Møller – Mærsk e da empresa japonesa de energia ENEOS.
Os recursos do investimento serão usados principalmente para financiar a fase final de desenvolvimento do projecto BLRE – Beaver Lake Renewable Energy, que a fornecedora C2X está desenvolvendo em parceria com a empresa SunGas Renewables, na Alexandria, Louisiana, EUA.
Quando iniciar a operação, o BLRE irá produzir mais de 500 mil toneladas de metanol verde por ano e já iniciou negociações para garantir contratos de fornecimento de longo prazo com a Maersk e outros clientes dos sectores marítimo, químico e industrial.
O projecto utilizará o sistema de gaseificação da SunGas para converter biomassa em metanol de baixo carbono, com início da execução do projecto previsto para o 2º semestre de 2026.
Este novo investimento de 91,25 milhões de euros, também será utilizado para impulsionar o restante do portfólio da C2X, que inclui projectos na Espanha, Egipto e outros locais nos Estados Unidos, sendo Portugal também visto como possível aposta futura.
“Agradecemos profundamente o apoio contínuo de nossos acionistas atuais e damos as boas-vindas ao nosso novo parceiro, a ENEOS, como acionista significativo da C2X. A ENEOS nos permitirá acelerar a transição para processos de baixo carbono em diversos mercados e indústrias”, declarou Brian Davis, CEO da C2X.