
Os portos de Algeciras, Barcelona e Valência conseguiram reduzir o número de acidentes de trabalho que afectam os seus trabalhadores portuários.
De acordo com os dados da associação de estivadores ANESCO, os valores cairam 36% desde 2021, ano em que esse indicador começou a ser medido. A associação atribuiu esse desenvolvimento às iniciativas realizadas pelos departamentos de prevenção de riscos dos três maiores portos em colaboração com a própria entidade de estiva.
Entre 2021 e 2025, “os acidentes que exigiram licença médica diminuíram 26,27%”, acrescenta a associação, enquanto aqueles que não exigiram licença médica diminuíram 47,77% no mesmo período. “Da mesma forma, as taxas de frequência, gravidade e duração dos acidentes foram substancialmente reduzidas”, observa a ANESCO. E a taxa de absentismo por acidentes de trabalho também diminuiu, registando uma diminuição de 50%, e a taxa de “dias anuais perdidos” pelo mesmo motivo, que caiu 67%.
A associação de estivadores qualificou os resultados como “bons” e elogiou o “empenho e esforço” dos organismos dedicados a esta área.