EUA e Rússia hoje em Riade para cessar fogo no Mar Negro.

Os EUA visam garantir um cessar-fogo marítimo, garantindo o livre fluxo de embarques na região, que não viu operações militares intensas nos últimos meses.

Enquanto isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, enfatizou que o objectivo era “a segurança da navegação” e observou que um acordo anterior de embarques no Mar Negro não atendeu às expectativas de Moscovo, relata a Reuters.

As discussões também abordaram a Iniciativa de Grãos do Mar Negro. A Iniciativa de Grãos do Mar Negro, inicialmente intermediada em 2022, também é um ponto-chave, com a Rússia tendo se retirado dela em 2023.

A Iniciativa de Grãos do Mar Negro foi um acordo intermediado em julho de 2022 entre Ucrânia, Rússia, Turquia e as Nações Unidas para permitir a exportação segura de grãos ucranianos através do Mar Negro, apesar da guerra em andamento na Ucrânia.

O acordo permitiu que a Ucrânia exportasse grãos e outros produtos agrícolas de seus portos no Mar Negro, que haviam sido bloqueados pelas ações militares da Rússia. Também forneceu uma estrutura para a protecção de navios que transportavam essas mercadorias, garantindo que pudessem passar com segurança pela região, apesar do conflito.

A iniciativa foi bem-sucedida inicialmente, com quase 33 milhões de toneladas métricas de grãos exportadas, mas em 2023, a Rússia retirou-se do acordo, citando problemas com suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes, que enfrentaram obstáculos apesar dos termos do acordo.

Deixe um comentário