
A maior linha de transporte de contentores da China viu ganhos massivos em receita e lucros em 2024.
A COSCO Shipping Holdings relatou receita operacional de 30,61 bilhões de euros em 2024, um aumento de 33,29% em relação ao ano anterior.
O 4º maior armador do mundo afirmou que os lucros antes de juros e impostos (EBIT) totalizaram 9 bilhões de euros, um aumento de 90,74% ano a ano.
O lucro líquido disparou 95% para 7,12 bilhões, enquanto o lucro líquido atribuível aos acionistas foi de 6,32 bilhões de euros, um aumento de 105,78% em relação ao ano anterior.
Muitos dos maiores armadores em 2024 viram ganhos notáveis em receita e lucros graças ao consumo nos Estados Unidos e à crise do Mar Vermelho, que levou os armadores desviar navios da região para rotas mais longas e caras, o que ajudou a absorver a capacidade e aumentar as taxas.
Mas a COSCO está enfrentando sérios obstáculos neste momento nos EUA, desde tarifas comerciais e taxas portuárias propostas para navios chineses, o que pode adicionar dezenas de milhões de dólares aos custos operacionais.
A COSCO faz parte da Ocean Alliance com a OOCL – Orient Overseas Container Line de Hong Kong, da qual é proprietária; a CMA CGM da França; e a Evergreen Marine de Taiwan.