Portuguesa Etermar com 1º contrato para eólicas offshore no mar Báltico

A empresa portuguesa de engenharia Etermar fechou um contrato para fornecer mais de 100 plataformas externas para a central eólica offshore Baltica 2, a maior no Mar Báltico.

O contrato foi fechado com a Orsted, a gigante energética dinamarquesa, líder mundial no offshore, e a polaca PGE, a maior elétrica do país.

O Baltica 2 deverá estar operacional no final de 2027, com uma potência de 1,5 gigawatts, com a capacidade para abastecer 2,5 milhões de lares: 5.000 GWh produzidos por ano, 3% da produção total da Polónia, evitando 8 milhões de toneladas de emissões anuais de CO2.

“A Etermar iniciou neste mês de Março o contrato para o fabrico, armazenamento e carregamento para embarque de mais de 100 plataformas de trabalho externas de acesso à Torre das Turbinas Eólicas (WTG). Todas as estruturas serão entregues com porta de acesso, e duas delas serão equipadas com plataformas radar”, segundo comunicado da Etermar.

O projeto será  realizado nas instalações da Etermar em Setúbal, local que “alberga o único terminal portuário privado do país. Desenvolvido a partir do Porto de Setúbal, este contrato coloca a região e o porto português no mapa como um importante polo de exportação para o mercado eólico offshore”.

Deixe um comentário