IMO com estratégia para Digitalização Marítima.

A IMO – Organização Marítima Internacional está desenvolvendo uma estratégia abrangente para alavancar tecnologias emergentes e impulsionar eficiência, segurança e sustentabilidade na indústria de transporte marítimo.


Durante sua 49ª sessão em Londres, de 10 a 14 de março, o Comité de Facilitação (FAL) da IMO delineou um plano de trabalho para a Estratégia da IMO sobre Digitalização Marítima.

A estratégia, que deve ser adoptada pela Assembleia da IMO até ao final de 2027, visa criar um sector marítimo global totalmente interligado e automatizado.

Para orientar esse processo, o Comité de Facilitação estabeleceu um Grupo de Correspondência encarregado de definir o foco, os objectivos e a estrutura de implementação da estratégia.

Ao longo do próximo ano, o grupo avaliará tecnologias, padrões e metodologias existentes e emergentes que podem dar suporte à digitalização marítima, garantindo ao mesmo tempo o alinhamento entre os vários comités da IMO.

O Comité de Facilitação convidou o Comité de Proteção Ambiental Marinho (MEPC) e o Comité de Segurança Marítima (MSC) para incentivar os Estados-Membros e organizações internacionais a participarem do Grupo de Correspondência, garantindo o envolvimento antecipado das partes interessadas. O grupo apresentará as suas descobertas na próxima sessão do Comité de Facilitação (FAL 50) em 2026, antes da submissão final à Assembleia da IMO em 2027.

O Secretário-Geral da IMO, Arsenio Dominguez, declarou: “A Estratégia de Digitalização Marítima da IMO é um esforço revolucionário para tornar o transporte marítimo suave, contínuo e inteligente, uma realidade.

“Ajudará a integrar embarcações e portos, melhorar a logística e optimizar rotas, ao mesmo tempo que reduz as emissões de gases de efeito estufa. Devemos trabalhar juntos para garantir que a estratégia atenda a todos.”

Deixe um comentário