
O Governo dos Açores anunciou que encomendou um estudo sobre a melhor forma de privatizar várias entidades públicas, entre elas, a Portos dos Açores e a Lotaçor.
“O que está em causa neste momento é tomar decisões em relação aos ativos que temos entre mãos… Tomar decisões, se é sobre extinção, cessão, alienação ou fusão. É preciso decidir. Para decidir, temos de ter os dados”, afirmou o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública.
Duarte Freitas falava no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, durante um debate de urgência sobre o setor público empresarial regional pedido pelo Chega. O secretário regional revelou que o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) vai estudar a privatização de várias entidades públicasz entre elas, as entidades que gerem os portos e as lotas da região, a Portos dos Açores e a Lotaçor, respectivamente.
“Há áreas de negócio da Portos dos Açores que podem ser geridas por privados. Da Lotaçor também…”, defendeu. Segundo o governante, existem quatro hipóteses para aquelas entidades que podem ser privatizadas em “parte ou no todo”: a fusão, alienação, cessão ou extinção.
Duarte Freitas adiantou que o estudo vai ser realizado pela consultora Deloitte (que terá dois meses para concluir o documento) e garantiu que “não há nenhum risco para nenhum funcionário” daquelas entidades.“O estudo é para ajudar a decisão. Quem decide são os políticos”, declarou.