Sea-Intelligence: Lucros do Shipping devem cair 80% em 2025.

A Sea Intelligence ( líder de Pesquisa e Análise, Serviços de Dados e Serviços de Consultoria na indústria global da cadeia de abastecimento ), através dos seus analistas, fizeram os cálculos que indicam que a indústria do Shipping atingiu um EBIT ( resultado apurado antes de gastos e perdas financeiros, rendimentos e ganhos financeiros e do imposto sobre o rendimento ) combinado de 54,94 bilhões de eurosem 2024.

Significa que o resultado obtido em 2024, é o 3º maior valor registado da indústria, desde que há registos e o maior a nível global após o período da Covid-19.

Bank for International Settlements, ( Banco de Compensações Internacionais ), organização internacional responsável pela supervisão bancária lançou o alerta que a incerteza gerada pelas promessas de Trump de impor tarifas. Se as tarifas forem implementadas – e algumas já foram – em toda a sua potência,, então os choques negativos de procura podem se tornar choques de oferta e dar origem a pressão inflacionária.”

Por exemplo, num dos maiores armadores globais, os dinamarqueses da Maersk no seu relatório anual publicado no mês passado, os lucros estão por assim dizer “por um fio”, em grande parte devido à falta de controlo dos armadores sobre a situação do médio oriente.

A Maersk relatou seu terceiro melhor ano financeiro em fevereiro, com um EBIT para 2024 de 5,95 bilhões de euros. O armador dinamarquês prevê que o crescimento do volume global de contentores em 2025 será de cerca de 4%. No entanto, a grande linha divisória entre lucro e prejuízo neste ano, de acordo com a Maersk, está dependente do Mar Vermelho.

Os Houthis do Iémen tinham suspendido a sua campanha contra a navegação mercante, com os mais recentes desenvolvimentos entre os EUA e os rebeldes houthis a porem em causa essa “calmaria”, dando perspectivas negativas para os próximos meses.

A situação continua tensa, no entanto, com muito poucos navios retornando para pegar a rota de Suez entre a Ásia e a Europa. A previsão do EBIT da Maersk para 2025 varia de zero a 2,75 bilhões de euros, dependendo se o Mar Vermelho abre no meio do ano ou no final do ano.

Deixe um comentário