Houthis atacaram porta-aviões americano no Mar Vermelho

Os rebeldes Houthis do Iémen, reivindicaram um ataque contra um porta-aviões americano no Mar Vermelho, um dia após os Estados Unidos terem bombardeado redutos do grupo rebelde apoiado pelo Irão.

“Em resposta a essa agressão (americana), as forças armadas lançaram uma operação militar (…) direccionada contra o porta-aviões americano USS Harry Truman e os navios de guerra que o acompanham no norte do Mar Vermelho”, afirmaram os houthis num comunicado. Ao que tud9 indica, os rebeldes afirmaram que dispararam 18 mísseis e um drone.

Os houthis haviam prometido retaliar os Estados Unidos após uma série de bombardeamentos executados por ordem do Presidente eleito Donald Trump, tendo sido a maior iniciativa militar desde o regresso à Casa Branca.

De acordo com os rebeldes, os ataques aéreos e navais mataram pelo menos 31 pessoas, incluindo mulheres e crianças, e deixaram mais de 100 feridos.

Os Houthis vem realizando ataques contra Israel e ameaçando a navegação comercial no Mar Vermelho há mais de um ano, como forma de solidariedade ao grupo terrorista Hamas.

Os ataques aéreos e navais dos EUA atingiram radares, defesas antiaéreas e sistemas de mísseis e drones, para diminuir a capacidade do grupo de interferir em rotas marítimas internacionais.

Deixe um comentário