Após 6 anos do anúncio e passando quatro governos, foi finalmente assinada a melhoria do Porto da Figueira da Foz, uma obra há muito esperada, que irá crescer a capacidade por um lado, e para melhorar substancialmente o acesso marítimo, tendo um custo estimado de 21 milhões de euros.
A assinatura do auto de consignação foi formalizada entre a APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz e a empresa portuguesa Mota-Engil, sob o olhar do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, que afirmou que o investimento “tem um impacto multiplicador absolutamente incomensurável”.
Eduardo Feio, o Presidente do Conselho de Administração da APFF, efectuou a apresentação da obraz tendo indicado que a mesma vai permitir receber navios maiores ( 140 metros de comprimento, em vez dos actuais 120 metros e de calado superior,l), e está estimada em 20,88 M€, valor que poderá atingir os 21,9 milhões€ devido à revisão de preços.
Recorde-se que tinha sido a então Ministra do Mar do Governo PS, Ana Paula Vitorino a anunciar a obra em meados de 2019 para ficar terminada em 2021, com um custo estimado de 17 milhões de euros.
Foto: APP.
