A actividade de cruzeiros no Porto de Leixões continua a registar um crescimento assinalável, atingindo em 2024 novos máximos históricos tanto no número de escalas de navios como no volume de passageiros.
O Porto de Leixões recebeu, ao longo de 2024, 152 escalas de navios de cruzeiro, o que representou a chegada de aproximadamente 196.000 visitantes ao Porto & Norte de Portugal.
Estes números consolidam 2024 como o melhor ano de sempre para a actividade de cruzeiros neste porto. Comparativamente ao ano anterior, verificou-se um crescimento de 32% no número de passageiros e de 31% no número de escalas de cruzeiros.
O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor de passageiros com 34% do total, seguido pelos Estados Unidos da América (24%) e pela Alemanha (23%). A dimensão média dos navios que escalaram Leixões também aumentou significativamente, atingindo um valor recorde de 8,9 milhões de GT (arqueação bruta), o que representa um crescimento de 28% face ao ano anterior.
Entre os destaques de 2024, contam-se 15 escalas inaugurais e a estreia da companhia Princess Cruises, que iniciou operações em Leixões com o navio Island Princess. Também se verificaram seis operações de ‘turnaround’, duas das quais protagonizadas pelo navio português World Explorer, construído nos Estaleiros Navais do Porto de Viana do Castelo.
