HD Hyundai exibe protótipo USV combinando IA e navegação autonoma

O construtor naval sul-coreano HD Hyundai revelou o seu primeiro protótipo para a sua entrada no mercado emergente de navios de superfície não tripulados (USV).

Esta novidade ocorre no momento em que o construtor naval procura desenvolver novos mercados de alto valor, alavancando suas tecnologias de navegação autônoma e também visando funções expandidas na construção naval.

Chamada de Tenebris, a empresa mostrou o protótipo num certame nos EUA com o seu novo parceiro Palantir, líder em aplicações de tecnologia de IA com sede nos EUA. HD Hyundai e Palantir anunciaram um acordo de desenvolvimento conjunto há apenas um mês para o mercado USV. Na altura, disseram que o objectivo era ter no mercado o seu primeiro navio, concebido para operações de reconhecimento, até 2026.

Apontaram para o forte crescimento previsto no segmento USV. A Hyundai citou dados que diziam que era um mercado de quase 1 bilhão de dólares em 2022 e dentro de uma década poderia chegar aos 2,7 bilhões de dólares. Embora o mercado esteja crescendo rapidamente, afirmam que os USVs desenvolvidos anteriormente são difíceis de operar em ambientes adversos, como ondas altas.

Esta nova parceria anunciou ainda que a intenção é combinar o software de navegação autonoma da Avicus, subsidiária da HD Hyundai, com o sistema Mission Autonomy da Palantir, que implanta IA. A Planatir, segundo eles, é considerada líder de IA e já é cliente do Departamento de Defesa, da Marinha e do Exército dos EUA.

Tenebris foi projectado para missões de reconhecimento onde o inimigo está próximo. O projeto do protótipo é para uma embarcação de 17 metros (aproximadamente 56 pés) de comprimento. Teria um deslocamento leve de 14 toneladas e combinaria navegação autonoma e capacidades de IA. Possui um casco de alto desempenho. O conceito é substituir embarcações tripuladas para realizar vigilância e reconhecimento em áreas perigosas. Poderia ser usado para busca e remoção de minas, bem como outras tarefas de combate.

A HD Hyundai continua trabalhando no design para maximizar a navegabilidade e o alcance da embarcação. O objectivo é garantir operações tranquilas e ininterruptas, independentemente das condições do mar. Procuram aumentar a velocidade, a carga útil e a capacidade furtiva da embarcação. O plano de negócios prevê a ampliação da aplicabilidade do USV. Uma segunda oferta seria um USV de combate.

Deixe um comentário