O Porto da Figueira da Foz, recém-chegado ao sector, junta-se à família Cruise Europe .
A cidade recebeu passageiros em três escalas no ano passado – duas delas da Diana da Swan Hellenic Cruises – e está disposta a expandir a sua actividade de cruzeiros.
Actualmente, navios de cruzeiro com 140 m de comprimento e 5,5 m de calado (sem marés) podem atracar no lado oeste do terminal de carga geral, a oeste do porto.
Este local tem saída/entrada para passageiros e fica a cerca de 300m da Câmara Municipal e do centro da cidade, segundo Joaquim Sotto Maior, coordenador portuário do Porto da Figueira. Perto da Câmara Municipal existem transportes públicos, autocarros e táxis e um autocarro turístico gratuito.
As obras de aprofundamento da entrada do porto, canal de navegação e cais estão previstas para começar no final deste ano. A bacia de viragem será ampliada, demolindo os antigos quebra-mares da margem sul. O cais utilizado pelos navios de cruzeiro será ampliado em cinco metros e terá profundidade de 9m.
“Estas obras têm uma duração prevista de 18 meses e depois poderemos receber embarcações com calado máximo de 8 m e comprimento máximo entre 140 e 170 m”, afirmou Joaquim Sotto Maior.
Além disso, está prevista a construção de um terminal de passageiros que estará operacional em 2026 e abrigará serviços como informações turísticas, banheiros, WiFi, cafeteria, gerenciamento de bagagens e alfândega e imigração.
As excursões terrestres dirigem-se principalmente a Coimbra e museus, Conimbriga, à Mata do Bussaco com história religiosa e militar, à região vinícola da Bairrada, às salinas e à própria antiga estância balnear da Figueira da Foz. Existem outras possibilidades, como o Santuário de Fátima. Estas excursões são organizadas principalmente por operadores turísticos como a TUI/Intercruises.
